Empresa | Produtos | Suporte | Treinamentos | Incentivo
Institucional
Endereço no Brasil
Endereços worldwide
Fale conosco
Histórias de sucesso
Canais de comunicação
Central de curriculo
Desenvolvimento DOS, Linux e UNIX
Desenvolvimento Windows e Web
Solução de Business Intelligence
Gerenciador de Conteúdo Web (CMS)
Gerador de relatórios
Bancos de Dados
Conectividade
Arquitetura de 3 Camadas
Pacote de Serviços Exclusivos
Abertura de chamado técnico
Knowledge Base Brasil
Knowledge Base (inglês)
Developer Library (português)
White papers (inglês)
Bug Tracker (inglês)
Downloads (português)
Downloads (inglês)
Revista 4developers (português)
Conheça o TECDAW
Cursos disponíveis
Calendário de cursos
Programa de Apoio ao Desenvolvedor
Programa de Incentivo à Cultura DataFlex
Programa Acadêmico
Programa de Legalização de Software
   

FlexODBC
FlexODBC
Driver para acesso ao bancos de dados DataFlex
 

O FlexODBC é um driver ODBC (DLL) para o banco de dados nativo do DataFlex. O DataFlex e o DataFlex Character Mode armazenam os seus dados em um formato proprietário de arquivos de dados indexados. Este driver permite aos usuários de qualquer aplicação front-end compatível com o ODBC ler e acessar os dados contidos nos arquivos do formato DataFlex similarmente a qualquer outro banco de dados com suporte a ODBC.

O FlexODBC funciona recebendo comandos SQL através da interface ODBC, convertendo estes comandos SQL em comandos de navegação do SGBD DataFlex e retornando conjuntos de registros (record sets) adequados aos resultados da pesquisa. Este driver não é um produto Cliente/Servidor e navega diretamente nos arquivos de dados.

 

O que você pode fazer com o FlexODBC?

O FlexODBC leva os arquivos DataFlex criados por milhares de programas para o novo mundo da conectividade com banco de dados. Do mesmo modo que o Windows criou um ambiente onde todas as aplicações tivessem a mesma aparência e comportamento, os drivers ODBC fizeram todos os formatos de banco de dados parecerem únicos.

Um usuário do Microsoft Office pode utilizar o Excel para levar as informações sobre a conta ou o faturamento de uma empresa diretamente para uma planilha e criar um gráfico.O Microsoft Word pode redirecionar os e-mails de um cliente diretamente para arquivos DataFlex. Os usuários do Crystal Reports podem criar relatórios a partir de diversos arquivos de dados DataFlex. O Microsoft Access ou o Borland Delphi podem ser utilizados para unir dados DataFlex com outras fontes de dados para produzir relatórios complexos, ou para realizar atualizações de arquivos em massa baseados em múltiplos critérios.

 

Novos recursos da versão

O FlexODBC utiliza, agora, a nova versão da API da Data Access e suporta a versão 3.2 do DataFlex Character Mode até o Visual DataFlex 14.

A nossa meta com esta versão foi tornar mais fácil a avaliação, mais barato e simples a compra, mais fácil a instalação e utilização, e agora você não verá mais o erro “Maximum Number of Users Exceeded”, pois os usuários concorrentes não são mais contados!!!

Junto com esta nova versão temos diversas novas mudanças, desde suas funcionalidades e aparência até o modo como o produto é vendido e registrado. Além da capacidade de gerenciar o filelist.cfg estendido (4096 arquivos) e novo formato de cabeçalho do arquivo, o FlexODBC suporta banco de dados baseados em driver como o Pervasive.SQL, Microsoft SQL Server, etc.

Em outras palavras, as aplicações que utilizam o FlexODBC podem continuar funcionando sem nenhuma alteração se o banco de dados do back end migrar do SGBD nativo do DataFlex para ambientes com servidores, como por exemplo o MS SQL Server. O FlexODBC precisa apenas localizar os arquivos .int e uma licença do driver Data Access Connectivity for MS SQL (para este exemplo).

Você pode também aumentar o desempenho dos combo boxes nas aplicações limitando o número de linhas retornadas por uma query (consulta) SQL através do comando TOP, por exemplo:

SELECT TOP 20 * FROM customer

retorna apenas os primeiros 20 clientes ao invés de retornar todos os clientes da tabela.

 

Outros recursos importantes

• Compatível com o ODBC Data Source Administrator Versão 3.0

• Compatível com o ODBC Nível 2 – permite o usudo do MS ADO 2.1 & MS SQL 7/2000

• Suporte ao Windows XP Professional

• Operador between()

• Add/drop indexed, reindex

• Grant/revoke permissões de segurança no nível da tabela

• Melhor performance

• Suporte ao outer join

• Sub-selects & "exists", por exemplo:

SELECT * FROM EMPLOYEE
  WHERE NAME IN (SELECT NAME FROM EMPLOYEE)

SELECT OWNERFIRSTNAME, OWNERLASTNAME
  FROM ANTIQUEOWNERS
  WHERE EXISTS (SELECT * FROM ANTIQUES WHERE ITEM =     'Chair')

 

O que é ODBC?

ODBC (Open DataBase Connectivity) é uma especificação projetada pela Microsoft para permitir que aplicações Windows acessem múltiplas fontes de dados através de um único método sem se importar com os vários formatos de arquivos. A linguagem SQL (Structured Query Language) é utilizada como o método de acesso aos dados através do ODBC. Fornecedores de drivers ODBC (como este) seguem as especificações do ODBC para que qualquer aplicação compatível com ODBC possa acessar os dados disponíveis através do driver. As aplicações compatíveis com o ODBC incluem: Microsoft Access, Word, Excel, PowerBuilder, Borland Delphi, Crystal Reports 9 (Edições Professional, Developer e Advance), Visual Basic e centenas de outros produtos.

 

Versão de avaliação do FlexODBC

Você poderá utilizar o arquivo de instalação do FlexODBC disponível neste CD para avaliar o produto, basta deixar o campo CD Key em branco.

Após instalado, a edição de avaliação do driver FlexODBC permanecerá funcional por um período de 30 dias; após este período o produto deixará de funcionar. Isto não afeta os usuários registrados. Quando a sua cópia de avaliação expirar, você precisará clicar no botão “Activate” do Setup do FlexODBC e “Comprar” um CD Key.

Para obter informações detalhadas sobre a instalação, veja o documento “Guia de Instalação do FlexODBC.pdf” em anexo.

Como funciona a cópia de avaliação?
Se o produto não estiver registrado, haverá uma limitação de 100 registros pesquisados por query (consulta) no modo de avaliação. Se uma consulta não retornar resultado, pode ser que não foi encontrada nenhuma ocorrência da pesquisa dentro dos 100 primeiros registros. Tente executar uma query mais simples.

Requisitos de sistema:
• Requisitos mínimos de CPU: Processador Pentium II 450 MHz ou superior.
• Requisitos mínimos de memória: 64 MB
• Mínimo de espaço em disco necessário: 30 MB
• Versões de Sistema Operacional: Windows 98SE/2000/ME/NT 4.0/XP
• DataFlex versão 2.3b ou superior (incluindo o Visual DataFlex)

 

Qual a curva de aprendizagem do FlexODBC?

Após a rápida instalação do driver, não é necessário nenhum treinamento. Este driver é transparente, não exige nenhum aprendizado adicional e funciona exatamente da mesma maneira que os outros drivers ODBC. Os usuários de aplicações front-end compatíveis com ODBC não precisam aprender a linguagem SQL para acessar os arquivos de banco de dados nativos do DataFlex. Muitas dessas aplicações compatíveis com ODBC simplesmente apresentam assistentes que possibilitam aos usuários criar queries que serão disparadas para o banco de dados.

 

LEIA MAIS SOBRE O FlexODBC no site oficial do produto, no endereço www.FlexODBC.com (em inglês).

Para obter suporte comercial, ligue para (11) 3262-2000 ou escreva para comercial@DataAccess.com.br.

 
 
 
topo
 
 
Data Access Latin America - Tels (55 11) 3262-2000, 3285-5921 | Fax (55 11) 3284-1579
 
©Copyright 2013, Data Access Latin America - Todos os direitos reservados.
webmaster@DataAccess.com.br
 
 
Soluções